sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A festa das luzes - CHANUKA


Chanuka também é chamada de festa das luzes, celebra-se durante oito dias. É a “comemoração dos judeus", mas tem poucas semelhanças com a festividade convencional que conhecemos (Natal) e serve para recordar o milagre do jarro de azeite ocorrido no templo de Jerusalém há 22 séculos.

Nesta festa comemora-se a vitória militar dos Macabeus sobre o domínio Grego e ao mesmo tempo expressa uma reivindicação espiritual.

A história conta que, quem se recusasse a adorar os deuses gregos ou insistisse em praticar os ritos judaicos, seria morto. Mas, sob a liderança dos Macabeus (clã que comandou a revolta), o templo e a cidade de Jerusalém acabaram por ser libertados do domínio grego. Depois de os expulsarem, os judeus recuperaram o templo de Jerusalém e quando se preparavam para lá acender uma “Menorah” verificaram que só tinham azeite para mantê-la acesa durante um único dia. Segundo o milagre, o azeite durou oito dias, dando aos judeus tempo suficiente para produzir mais azeite para iluminar o templo (do qual apenas resta o que se conhece hoje como Muro das Lamentações). Por isso,se celebra acendendo-se uma Chanukia. 

Há oito chamas na Menorah, e mais uma (Chamash) usada para acender as outras. A este candelabro denominamos Chanukia.

Para celebrar o milagre, que simboliza a vitória dos judeus sobre os seus inimigos,durante os oitos dias de “Chanuka”, nos lares e sinagogas se acendem velas na “Chanukia”, noite após noite, até estarem as oito acesas.

Um pouco mais sobre CHANUKA.
http://www.chanuka2009.com/

No Brasil apartir de hoje, após o entardecer começa o acendimento da 1ª vela.

Nós do Brechó Charisma, desejamos CHAG SAMEACH (FESTA ALEGRE), e que esta pequena chama ilumine os nossos corações.

0 comentários:

Postar um comentário

0 comentários:

Postar um comentário