sexta-feira, 19 de março de 2010

Você sabia?


Vamos fechar essa coleção de posts da semana com mais uma indicação?

Você sabia que uma biblioteca é uma instituição que coleciona livros?

Pois é, colecionador é o indivíduo ou instituição que faz coleção dos mais variados objetos. Com essa definição, identificamos, por exemplo, uma biblioteca como uma colecionadora de livros e um museu como colecionador de peças raras.

O ato de colecionar, como já vimos em posts anteriores, pode até ser útil para a humanidade.

Se seu ato de colecionar é para estudo, revenda, mania, excentricidade ou esquisitice (rs), não importa. O ato de colecionar é mais antigo do que pensamos.

Fizemos uma pesquisa pela Internet e percebemos que a NUMISMÁTICA parece ser uma das idéias de coleção mais antiga. Do grego clássico νόμισμα  - nomisma, através do latim numisma, moeda, é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. Porém, atualmente, o termo tem sido usado para o ato de colecionar moedas.

As moedas metálicas surgiram por volta 2.000 AC. Na época do Império romano a aristocracia começou a cultivar o interesse de colecionar moedas.

O costume romano  compartilhado por imperadores, como Augusto, foi mantido por reis  europeus durante a Idade média. A coleção de reis como Luís XIV da França  e Maximiliano do Sacro Império possibilitariam o surgimento da numismática durante o Renascimento, graças à vontade dos humanistas em recuperar a cultura greco-romana, e a iniciativa de organizar as coleções reais. Assim a numismática surgiu durante o renascimento e se consolidou como ciência até os dias de hoje.

E quem nunca teve (ou ainda tem) uma coleção de moedas?

Nós do brechó temos outras peças, também muito colecionadas, como chaveiros.



E você possui alguma coleção?

Que tipo de colecionador você é?

Mande-nos uma foto por email (chantiguidades@gmail.com) que publicaremos aqui no blog!

A coleção mais interessante ganhará 10% de desconto em compras no Brechó!

Bom fim-de-semana a todos :)


Fonte:
Wikipedia
Cláudio Marcos Angelini

Um comentário:

  1. colecionadora com bom gosto. http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/razao+e+sensibilidade+no+lar+de+regina+martelli/n1237550765457.html#7

    ResponderExcluir

Um comentário:

  1. colecionadora com bom gosto. http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/razao+e+sensibilidade+no+lar+de+regina+martelli/n1237550765457.html#7

    ResponderExcluir