segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Ano novo judaico (Rosh HaShaná)


Começado ao pôr-do-sol do próximo dia 16 de setembro, comemora-se o Ano Novo Judaico ou Rosh Hashaná (em hebraico: cabeça do ano).

A chegada da lua nova marca o início do ano 5773 do calendário judaico, contado a partir da criação do homem e do mundo, segundo a tradição. Já a literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal. Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento (Yom ha-Din) e Dia de Lembrança (Yom ha-Zikkaron), o início de um período de instrospecção e meditação de dez dias ( Yamim Noraim) que culminará no Yom Kipur, um período no qual se crê que o Criador julga os homens.


No jantar da véspera de Rosh Hashaná, costuma-se trazer a mesa comidas típicas como sinal para um ano novo bom e doce. A exemplos são o Chalá Redonda (o pão redondo), a Maçã com mel, a Romã, a Tâmara, o Peixe, a Cabeça de carneiro (ou de peixe). Cada comunidade tem seus costumes com relação aos símbolos comidos nesta noite.

Por conta desta ocasião especial, o Charisma estará fechado hoje, segunda-feira. Mas funcionará normalmente a partir desta terça.

Então, para todos, Shaná Tová (Bom Ano, em hebraico)!!


Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

0 comentários:

Postar um comentário