sexta-feira, 19 de julho de 2013

Exposição Bordallianos do Brasil no Oi Futuro




Desde dia 15 de julho, no Rio de Janeiro, está em cartaz a exposição Universo Bordallo Pinheiro – 20 BB – Bordallianos do Brasil, no espaço Oi Futuro do Flamengo, em uma releitura do legado artístico de Rafael Bordallo Pinheiro, apresentando as obras de Vik Muniz, Tunga, Regina Silveira, Maria Lynch, Isabela Capeto, Adriana Barreto, Barrão, Caetano de Almeida, Efrain de Almeida, Estela Sokol, Erika Versutti, Fábio Carvalho, Frida Baranek, Laerte Ramos, Marcos Chaves, Martha Medeiros, Saint Clair Cemin, Sérgio Romagnolo, Tiago Carneiro da Cunha, Tonico Auad.


Depois de ter integrado a Residência Artística "Bordallianos Brasileiros" na Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro em Caldas da Rainha, Portugal, em 2011, Fábio Carvalho, um ilustríssimo cliente do Charisma, participa da exposição de lançamento da coleção "20 Bordallianos do Brasil" com sua peça Floreiro Archeiro.



A peça Floreiro Archeiro tem como ponto de partida a jarra Archeiro, e é o resultado de uma colagem de elementos apropriados de várias outras peças, que juntos compõem uma nova peça. Todos os detalhes do Floreiro Archeiro são criações originais de Bordallo Pinheiro ou daqueles que o sucederam. Já as cores da pintura foram muito alteradas, transformando o pintassilgo português em um canário-da-terra brasileiro. O uniforme do archeiro perdeu as cores originais e recebeu as cores do uniforme do Brasil Império.



 

É uma peça que, embora perfeitamente inserida na poética de trabalho de Fábio Carvalho, onde o artista costuma contrapor elementos estereotipados de força e masculinidade com elementos tradicionalmente vistos como femininos, permanece uma peça bastante fiel a Bordallo Pinheiro.




Entre outros artistas , Vik Muniz - O Colador de Cacos

    
Martha Medeiros



Para mais informações sobre o artista, acesse: http://www.fabiocarvalho.art.br/bordallo.htm

O Oi Futuro – Flamengo: Rua Dois de Dezembro, 63, Rio de Janeiro.
Data: 15 de julho a 8 de setembro.
Informações: 31313060

0 comentários:

Postar um comentário

0 comentários:

Postar um comentário